perguntar e responder

Perguntar e responder(discussão) com base na consciência” ?
Ou “conversa mútua com base no real (auscultação mútua) “?

“Por quê?”
“Ao responder a uma pergunta o “por quê?”, é como fosse um P.S.(pós escrita) do que você pensou.”
Eu ouvi isso e pensei: “ok, entendo isso, tem a ver…”

Ao ser perguntado o por quê, surge a vontade de querer explicar meus desejos e sentimentos. . .
A maioria dos meus desejos e sentimentos são provavemente, coisas que brotam de repente e inesperadamente ( ? naturalemnte ? ) de dentro de mim. . .

Quando perguntado “por quê?”, à medida que tento dar explicações P.S.(pós escrita, criando narrativas), pensando nos diversos motivos a respeito dos sentimentos e desejos, pode acontecer de gradualmente se perder e não conseguir mais enxergar esses próprios desejos e sentimentos. . .

Também na conversa mútua
・ Acaba em troca de explicações e exposição de causas pelo pensamento ou seja, uma discussão com base na consciência. . . . ?
・ Ou será que vai se tornando uma conversa mútua (auscutação mútua / conversação mútua com base no real) de sentimentos e desejos que estão dentro de si ? . . . pode acontecer isso também. . .
(Em ambos os casos, provavelmente está agindo a força do “buscar / requerer” e do “responder / atender” na sua base . . .)

Dentro da conversa mútua
・ Os desejos e sentimentos de ambas partes vão sendo suprimidos, ficando vagos e obscuros? . . .
・ Ou os desejos e sentimentos das ambas partes vão se tornando mais nítidos, vão mudando, vão se tornando consensuais e vai se realizando a conversação mútua / auscultação mútua . . . ?
uns dos outros ficarão mais claros, mudarão e se combinarão, e os desejos e sentimentos serão discutidos e ouvidos de forma consistente?

*”por quê” e “porque”, é provável que haja duas maneiras de se perguntar (interrogativo ou investigativo)
“Quero que você explique o seu motivo!” e “Quero saber mais sobre seus desejos e sentimentos” …
Quando eu repreendo (questiono) a criança: “Por que você fez isso?!”. . . Nesse caso a maioria das crianças tenta suprimir seus sentimentos e emoções . . . E nessas circunstâncias, pode haver uma face em que vai criando um vício de dar explicações (desculpas, justificativas) sem expressar honestamente o seus desejos e sentimentos.
by Ikawa 23-09-2020

意識ベースの問答か、実際ベースの話し合い・聴き合いか

「何故?」「理由を聞くと、思ったことの後付けみたいになる」・・
聞いて「なるほど」と思った

理由を聞かれると、自分の欲求や気持ちを説明したくなる
自分の欲求や気持ちは、大体は自分にも思いがけず、いきなり(?自然に?)自分の中から湧いてくるものだろう・・

「何故?」と聞かれて、その欲求や気持ちについて、その理由をいろいろ考えて、後付け説明をしようとしているうちに、次第に自分の欲求や気持ちそのものが見えなくなっていくということもありそう・・

話し合いも
・考えによる理由付けや説明のやり取り、つまり意識ベースの問答に終わるのか・・
・内なる欲求や気持ちの話し合い(実際べースの話し合い・聴き合い)に成っていくのか・・ということもあるのだろう・・
(どちらも、そのべーに「求める」と「応える」が作用しているのだろうけど・・)

話し合いの中で
・お互いの欲求や気持ちが抑えられて、あいまいになっていくのか・・・
・それとも、お互いの欲求や気持ちが、もっとハッキリしたり変化したり一致したり、一貫して欲求や気持ちの話し合い・聴き合いが行われていくのか・・・

*「何故?」とか「何で?」とかいうのも、二通りあるのだろうけど・・・
「その理由を説明してくれ」というのと「もっと、あなたの欲求や気持ちを知りたい」というのと・・
「何でそんなことしたの?!」と子を叱る(問い詰める)と、大体の子は自分の感情や気持ちを抑えにかかる・・そういう中で、自分の素直な欲求や気持ちを出さずに、理由(言い訳)を言う癖が身についていくという面もあるのだろう・・・

by Ikawa 2020-09-23

Antes das palavras

M– No princípio era o verbo

A– Mas antes da palavra tem o desejo/vontade/necessidade

Necessidade->Desejo->Expressão->Comunicação->Interpretação->Reação->Satisfação

Exemplo:

Bebê com fome-> desejo de mamar -> chora -> alguém escuta -> interpreta: tá com fome -> reage: dá leite -> satisfaz a atenção e fome do bebê

O bebê tem necessidades que ele mesmo não pode satisfazer

O adulto, também

Percebemos que dependemos uns dos outros para satisfazer nossas necessidades e inventamos as obrigações? Pra ninguém ficar na mão? Os pais tem obrigações com os filhos e os filhos tem obrigações com os pais.

De repente, estamos satisfazendo as obrigações! E as pessoas? Estão insatisfeitas com suas obrigações.

Encontro sobre o Método Scienz

1. Conhecer o pensamento humano Um dos grandes desafios do método tem a ver com fazer novas perguntas, e novas perguntas precisam de um estado um pouco mais seguro de coração para que o caminho não seja buscar resposta para a pergunta, ou seja: a solução

uma boa pergunta como: Será que tenho autoconsciência de que é minha percepção?

dentro de um estado emocional de medo, de alerta, de vulnerabilidade pode levar para sentimentos de culpa, de erro, autopunição, e fica num guru-guru tentando achar a saída, tentando encontrar a resposta certa

em geral quando estamos nesse estado de coração mais “agarrado” fica difícil olhar. Talvez a pesquisa, quando feita sozinha, seja mais “eficaz” olhando para situações simples, com menos carga emocional atrelada, usando pequenos momentos e situações do dia. Nossa tendência é só olhar para aquilo que nos incomoda, e essas são as mais difíceis, onde buscamos “resolver”