Sobre o Método ScienZ

Sobre o Método ScienZ

O termo ”Scien-Z” são as iniciais SCIEN do “Scientific Investigation of Essential Nature”(Investigação Científica da Essência) e o Z do Zero (o zero significa vazio, nada, vacuidade, ponto básico, …)

Tentando ser mais simples, a expressão [Investigação Científica da Essência], também pode se dizer que é a atividade sem conclusões, tais como [já entendi], [consegui fazer].

Chamamos de “ScienZ” a maneira de pensar que tenta conhecer o princípio /a face interna /  a verdade que está na base ou no cenário de fundo, a partir do zero, sem estagnação, sem fixação, sobre todos

O ScienZ expressa a maneira de pensar que planeja a realização, investigando a essência cientificamente, vivificando ao máximo a inteligência do ser humano.

Pode se dizer que é a atividade humana que, conhecendo o ser humano, vive como ser humano ele é a partir da sua essência.

O ScienZ e o Crescimento da Pessoa

Para o crescimento da pessoa, há o crescimento do corpo físico, das habilidades e de outras capacidades, mas penso que o que torna sendo o núcleo do crescimento como pessoa, seja a humanidade. Pode ser citado como um grande elemento desta humanidade, a inteligência. Pode ser considerado que a parte mais importante do crescimento como pessoa, seja o  crescimento da inteligência e do coração.

Ao conhecer a maneira de pensar “Scienz”, começa funcionar a inteligência que opera com o “como será na verdade”, sem fixações.

Ao serem eliminadas/desaparecerem as fixações,  vai ser liberto dos sentimentos de confronto, emoções negativas, complexos de superioridade/inferioridade, raivas, tornando possível ver cientificamente as coisas como elas são.

Ao começar operar a inteligência exclusiva e intrínseca ao ser humano, os olhos vão se voltar ao real do sociedade, ao real das coisas e acontecimentos, ao real da pessoa e ao real de si mesmo, e quanto mais conhecer o valor e o cenário de cada uma dessas coisas, vai sendo cultivado o coração que respeita a coisa em si,  dá a importância e ama a coisa em si. Quanto mais o coração é cultivado e se enriquece, vai se evoluindo e revelando vida de um ser humano que quer vivificar mutuamente as coisas e pessoas como elas são.

A alegria de conhecer, a satisfação de conhecer, a segurança/tranquilidade de  conhecer, tudo isso faz o coração crescer e a tornar rico. O coração rico, proporciona o crescimento da alegria inteligente que investiga ainda mais a essência. Vai se realizando a vida humana que cresce continuamente ao longo da vida toda com pessoa.

·O Scienz e a conversa mútua

A conversa mútua é indispensável para as pessoas com pessoas viverem amigavelmente. No entanto, muitas vezes acontece de acabar em conflitos e inimizades pela diferença de opiniões, ou sem conseguirmos nos comunicar.

Ao fazermos a investigação da essência da conversa mútua pelo Scienz,  vão sendo descobertas uma atrás da outra, as causas do erro que faz com que não consegue conversar, vai começar enxergar a vida rica que respeita mutuamente a pessoa, e consegue se comunicar do fundo de coração.

Seja qual for a opinião, não vai negar/eliminar, não vai ficar conflituoso/emocional sendo levado pelas palavras, fica com vontade de ouvir puramente e com vontade de compreender a outra pessoa.

Mesmo as coisa que você pensa, consegue falar livremente sem cerimônias, qualquer coisa.

Em outras palavras, qualquer um pode conversar com qualquer um sobre qualquer coisa.

A conversa mútua feita com pessoas assim, vai se tornando um espaço onde pessoas com pessoas vão se conectando livre, calorosamente, sem amarrações, sem inferior nem superior.

Comunidade

À medida que o “Método da Ciência” avança na investigação e elucidação da essência do “ser humano em si” e da “sociedade em si”, a figura da sociedade que adequada à essência do ser humana vai sendo elucidada.

É possível encontrar e enxergar o núcleo para a criação da comunidade conectada pela intimidade/familiaridade, sem conflitos, sem fixação e sem estagnação.

Certamente, é necessário lidar e resolver problemas sociais atuais, mas, em vez de reformar e melhorar a sociedade como tem sido até agora, queremos planejar a realização da sociedade enraizada na essência, retornando à essência, fazendo a investigação da essência.

Estamos pensando que natureza original do ser humano é não existir raiva e conflitos e que a sociedade verdadeira é aquele que não há pecado nem punição.

Uma sociedade na qual todos podem se amar como uma família e viver em um ambiente rico e harmonioso sem nenhuma infelicidade = uma “sociedade simples fácil e carinhosa” vai sendo desenhada no coração de cada uma das pessoas, como algo realizável, sem ser historinhas de sonhos.

Através do Método ScienZ, examinar a si próprio, crescer como pessoa, tornando-se mutuamente pessoas que criam/geram a sociedade, pesquisando juntos tanto o método e e o caminho da realização, vamos ir realizando a sociedade adequada à essêncai.