Naikan

Ouvir a voz que vem do coração

Uma oportunidade para conhecer a si
Examinando a si mesmo
Encarando a si com muita calma e cuidade
Encarando a sua própria trajetória da vida
Através do Método Naikan

O que é Método Naikan

Naikan, é uma palavra japonesa formada por dois ideogramas:
内 (nai) = dentro  e  観 (kan) = observar
Isto é, significa literalmente, “observar dentro
Podemos dizer também que é o exercício de  “observar a si por si mesmo” ou  “examinar a si por si mesmo“.
Vamos encarar frente a frente “o eu” desde a minha infância desde dias de hoje e examinar de uma forma concreta.
 
Dentro dessa prática, vai sendo cultivada a força da observação objetiva sobre si.
À medida que vai adquirindo a capacidade de observar a si objetivamente, só assim, vai sendo capaz de conhecer o eu de verdade.

Ao fazer o Naikan

Como resultado da concentração e da introspecção (observar dentro), as pessoas que conseguiam olhar apenas o seu ponto de visa, passam a enxergar o ponto de vista da outra parte e mais ainda, passam a conseguir olhar objetivamente do ponto de vista de a partir de uma terceira pessoa, Como resultado, será enriquecido com diversas percepções novas.

“Estar vendo as coisas apenas do meu lado e do meu jeito” significa que “tenho o hábito de ver as coisas de modo conveniente a mim”. Normalmente, as pessoas estão preocupadas com “não se tornarem convenientes para si mesmas” em suas vidas diárias. No entanto, quando consegui ver os fatos objetivamente da perspectiva de terceiros, percebi que era responsável pela maioria das minhas preocupações.

Mesmo se você ouvir ou ler a história acima, você a esquecerá se dormir da noite para o dia. É importante realizar-se por uma semana.

  • Desde quando existe Naikan?

Desde quando existe Naikan?

Para se inscrever – aqui

O método Naikan foi desenvolvido por Ishin Yoshimoto (1916-1988). Yoshimoto era budista mas criou o método sem a cor religiosa para que qualquer um pudesse fazer. Hoje em dia está sendo praticado em diversas áreas, na medicina (hospitais), na educação (escolas), nos desenvolvimento de recursos humanos (empresas). O Método Naikan nasceu no Japão mas está sendo praticado em 9 países estrangeiros, obtendo reconhecimento internacional como uma terapia nascida no Japão. A partir do início da prática do Método Naikan, como um método terapêutico, é muitas vezes usado a expressão “Método de Terapia Naikan”, ou simplesmente como Naikan, diferentes nas expressões mas com o mesmo conteúdo.

O inicio de Naikan se deu pelo Ishin Yoshimoto com a divulgação e expansão “Método de Exame de Si”, que é a base do que veio a ser o “Método Naikan” atual. Yoshimoto levantou a empresa Sincol, construindo assim a base econômica com esse empreendimento. Após isso, em 1953 abriu o “Naikan-Dojo”, e o Metodo Naikan foi se expandindo na área médica, educacional e nos reformatórios. Os 3 itens do atual Naikan se consolidou em 1968.
Histórico do Naikan:

1937 Ishin Yoshimoto inicia a expansão do “exame de si”, que é a base do atual “naikan”
1953 Ishin Yoshimoto inaugura a academia de naikan
1957 o Reformatório Juvenil de Nara adota no seu programa de recuperação o Naikan
1968 consolidação dos 3 tópicos do Naikan
1976 Hospital Takemoto adota integralmente o Naikan como método terapêutico
1978 Início do Instituto Naikan ( http://www.jpnaikan.org/)
1980 Akira Ishii realiza a primeira semana de Naikan fora do Japão, na Austria
1988 falecimento de Ishin Yoshimoto (01 de agosto, 73 anos)
1990 inicia a “Associação de Descoberta de Si”
1991 1o. Congresso Internacional de Naikan
1998 Inicia a Associação Media Naikan do Japão
2003 1o. Congresso Internacional de Terapia Naikan

2010 33o. Congresso Naikan do Japão em Tokyo

Como se faz o Naikan?

A reflexão e o exame de si Naikan baseia-se em três questões abaixo relacionadas, em relação aos pais, irmãos, marido/esposa, avos paternos/maternos, etc, nesta ordem.
– O que ela fez por mim?
– O que fiz como retribuição?
– Que problemas ou dificuldades causei a essa pessoa?

Em primeiro lugar, em relação à pessoa mais próxima (normalmente a mãe), examina-se o si na idade de primeiros anos no ensino primário. Não é examinar o outro, mas a especificidade está no exame de si lembrando de episódios concretos com esta pessoa. O conteúdo do exame também não é baseado na subjetividade e emoções daquela hora, mas examina-se o fato.

Terminando os anos iniciais do primáio, passa para os anos finais, depois para o ginasial, vai examinado com intervalo de 3 a 5 anos.

Terminando o exame de si em relação a pessoa mais próxima, passa-se para a pessoa seguinte (normalmente o pai), e assim por diante.

O Método Naikan, podemos dividir em duas situções: o Naikan Concentrado e o Naikan Cotidiano. O Naikan Concentrado que é realizado concentradamente em uma semana e o Naikan Cotidiano que é realizado vivendo a vida cotidiana. Comumente quando se expressa “eu fiz Naikan”, geralmente está se referindo ao Naikan Concentrado de uma semana.

O que acontece fazendo Naikan?

É um método para conhecer o si.

O que muda com o fato de se conhecer?

Normalmente, os seres humanos olham a sua volta através de suas emoções e de suas subjetividades. Assim, é muito difícil observar o si objetivamente e também não possuem o olhar para ver o fato como ele é. Captam o fato para si, interpretando de acordo com a sua conveniência, ou pelo contrário, se até captam inconvenientemente e as relações humanas se deterioram tornando difícil a convivência cotidiana. Por vezes odeiam os outros ou sofrem incomodados com a avaliação alheia sobre si.

As pessoas pensam que o seu próprio pensamento e as suas emoções estão corretas e adequadas. E quando analisam “porque ficou desse jeito”, tendem facilmente a voltar os olhos para as coisas fora de si, excluindo-o, fazendo avaliações condescendentes para si próprio.

Cultivando os olhos que conseguem ver o fato como ele é, ver objetivamente as coisas sobre si, passa a enxergar o que não enxergava por estar dominado pelas suas emoções, consegue fazer novas descobertas. Através disto, por vezes dissolve os ranços de até então, por vezes consegue aceitar o si mesmo e se liberta dos seus “complexos”.